Crianças e o Futsal? Benefícios

Num mundo dominado pelos telemóveis, tablets, jogos de computador, entre outros, é fundamental motivar as crianças e jovens à prática de desporto. Se queremos o melhor para as nossas crianças, devemos incutir-lhes bons hábitos que incluem não só uma alimentação saudável mas também a prática de uma ou várias modalidades! Podemos verificar que o futsal traz alguns benefícios a níveis psicológicos, sociais e físicos.

  • O futsal é um desporto coletivo, factor que fomenta a socialização das crianças pela interação que estas estão sujeitas, assim como o trabalho em equipa.
  • Sendo um jogo regido por regras estabelecidas, é incutido às crianças a importância de respeitá-las aprendendo que há direitos e deveres.
  • Perante o jogo as crianças ganham valores éticos como “fair play”, respeito pelos colegas,  respeito pelo adversário.
  • O facto de sentirem que pertencem a um grupo, desenvolve nas crianças auto-estima e o sentimento de orgulho ao perceberem que tanto na vitória como na derrota não estão sozinhos.
  • Do ponto de vista físico, o futsal ajuda a desenvolver as capacidades coordenativas (rimo, equilíbrio, diferenciação cinestésica, orientação espacial e capacidade de reação) e condicionais (resistência, velocidade, flexibilidade e força) das crianças.
  • Aprender a lidar com o fracasso em caso de derrota, ter ambição “saudável”, sentido de responsabilidade pois ao pertencer à equipa assume um dever com o treinador, com os companheiros e com ele próprio.aulc3a3o-sai-de-baixo-rc3b4mulo-magalhc3a3es-6
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s