Como deve ser um treinador de jovens?

Muitos treinadores pensam que por treinarem o escalão sénior ou mesmo júnior, conseguem treinar uma equipa de jovens (desde petizes a iniciados). Segundo Pinheiro V. (2011), podemos eleger alguns mandamentos a ter em conta no treino com os jovens:

  • Antes de ser treinado, ser educador

Uma boa qualidade da prática pode assegurar o desenvolvimento das competências sociais e física, por isso, se a prática for bem orientada pelos agentes desportivos, esta terá será uma experiência benéfica para os jovens influenciando-os positivamente. O treinador, assim como os pais e a escola, tem o dever de incutir nos atletas valores como o esforço, o empenho, a dedicação, a resiliência, a abnegação, o respeito pelo outro e por si mesmo. Assim, o treinador tem de ter noção que será visto pelos seus atletas como um exemplo a ser seguido, o que faz dele também educador, pois nem todos os atletas serão desportistas profissionais mas todos serão cidadãos.

  • Antes de gostar de ganhar, gostar do jogo

Há quem defenda que a busca pela vitória é fundamental, porém esse incentivo pode conduzir os jovens atletas a comportamentos anti desportivos. Na sociedade atual, em que a resposta supera a procura, ser o melhor é a única garantia para se ser selecionado. Assim, as crianças deverão ser educadas a buscarem a superação, a vitória e o triunfo, porém sem ambicionar demais. A principal função do treinador é desafiar as potencialidades das crianças, encorajando-as a querem ser cada vez melhores, seguindo o pensamento que “no desporto eu quero sempre ganhar, mas sei que posso perder.”

  • Antes de ensinar jogadas, ensinar a essência do jogo

Quando ensinamos jogadas, anulamos o poder de decisão das crianças, sendo que esperamos ver jogadas ensaiadas num jogo é caracterizado pela impressibilidade. Na atualidade verificamos que muitos treinadores usam os atletas para pôr em prática as suas jogadas idealizadas como se fosse um jogo da playstation. Contudo, ensinar jogo, baseia-se em oferecer diferentes soluções e depois permitir que em contexto competitivo seja o atleta a escolher qual a melhor resposta aos problemas.

  • Em vez de criticar, corrigir e elogiar mais

Fazer crítica normalmente é algo negativo, é sinónimo de depreciar, ridicularizar alguém. Durante um processo de aprendizagem devemos saber conviver com o erro, por isso, o treinador deve ser paciente perante o erro e de intervir no sentido de eliminá-lo. O atleta tem normalmente consciência de quando executa mal um passe, um remate, um desarme, por isso, nessa situação o treinador deve analisar com o seu atleta o erro para tentar corrigi-lo.

  • Acima de tudo saúde

Infelizmente, é frequente o aparecimento de lesões, devido à má organização do processo de treino ou por excesso de carga de treino ou por este não ser adaptado ao grupo. Nestas idades, o princípio da multilateralidade deverá ser fundamental no planeamento do treino assim como o princípio da especificidade. Crianças que sofrem de depressões, ansiedade, medo de errar, passaram muitas vezes por processos de treino onde a exigência estava muito acima das suas potencialidades. O treino deverá produzir alterações positivas na saúde das crianças, a nível físico e mental.

  • Em vez de excluir, incluir

Não deverá ser negado o acesso de o acesso ao desporto segundo as suas qualidades, ou seja, um atleta que não tem as mesmas capacidades técnico e táticas que outro tecnicamente dotado, tem o mesmo direito à prática.

  • Os pais também jogam

É normal os pais quererem acompanhar os seus filhos em cada jogo, em cada treino, não só por verem os seus filhos felizes com a prática da modalidade, mas também porque na maioria das vezes esses pais tinham sonhos de ter vingado no futebol e não tenham conseguido. Assim, como treinadores devemos tentar criar elos de ligação com os pais, ainda que iguais com todos eles, já que ambas as partes querem o melhor para as crianças. Os pais deverão ser informados das condutas e procedimentos que no entender do treinador, poderão contribuir para o sucesso dos seus filhos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s