A Motivação

       Nos atuais dias verificamos o aumento do leque de modalidades disponíveis para a prática de desporto para diversas idades. Em contrapartida, também verificamos o desenvolvimentos da tecnologia (PC’s, TV’s, telemóveis, tablet, playstation) e o efeito desta sobre os jovens. O poder que um telemóvel tem sobre as crianças e jovens está a tornar-se preocupante na medida em que interfere no seu ensino/aprendizagem das capacidades físicas e psicológicas.

Enquanto treinador, saber os motivos que levaram os seus atletas a praticar determinada modalidade é um fator importante na medida em que poderá planear os treinos de forma atrativa com o objetivo de estimular a aprendizagem destes.

     A palavra “Motivação” tem origem no vocábulo latino “movere” que significa movimento, levando-nos a associar que a motivação a algo que nos move em direção a algum objetivo (Serpa et al 1996).

        Becker Júnior (2000) considera que a motivação é um fator muito importante para o ser humano na procura de qualquer objetivo sendo que os treinadores, tanto nos treinamentos quanto nas competições, reconhecem constantemente esse fato como sendo o principal.

BECKER JR., B. (2000). Manual de psicologia do esporte e exercício. Porto Alegre: Nova Prata.

Alves, J.; Brito, P. e Serpa, 5. (1996). Psicologia d Desporto: Manual do Treinador, Vol. 1, Psicosport, Lisboa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s