Fases do ensino de jogo

No treino do futsal é importante respeitar algumas fases do ensino do jogo aos jovens, principalmente em escalões mais baixos. Segundo Garganta (1994) o ensino do jogo divide-se em cinco fases:

1 – Desenvolver a relação com a bola

  • Familiarizar o praticante com a bola, aprendendo a apreciar as trajetórias que lhe são impressas;
  • Promover a utilização de ambos os pés e todas as superfícies de contato na realização de todas as ações técnicas com a bola;
  • Obrigar a levantar a cabeça aquando da condução da bola.

2 – Construir a presenças de alvos (balizas)

  • Plano ofensivo:
    • Noção do 1º princípio de ataque (penetração – o golo);
    • Equilíbrio entre o jogo direto e o jogo indireto, isto é, os praticantes devem perceber que é importante procurar o golo, contudo não devem esquecer que por vezes em determinados momentos é importante jogar para trás ou lateralizar o jogo, no sentido de fazer oscilar os jogadores da equipa contraria, abrindo espaços entre eles.

 

  • Plano defensivo:
    • Pretende-se passar duma defesa amontoada junto da baliza para uma defesa estendida a todo o meio campo, e por vezes a todo o terreno.

 

3 – Construir a presença de adversário

Situações 1×1

  • Plano ofensivo:
    • Desenvolvimento da capacidade para a conquista e conservação da posse da bola e a aptidão para o duelo (contacto corporal) entre os atletas. Pretende-se um melhoramento da condução de bola e um alargamento do campo percetivo dos jogadores.
  • Plano defensivo:
    • Introduz-se a noção do 1º princípio da defesa (contenção), em que os atletas devem procurar adotar uma atitude defensiva básica, aprender a orientar os apoios e a enquadrar-se defensivamente, quer na marcação individual, quer na marcação a zona.

 

4 – Construir a presença dos colegas e adversários

Situações 2×2Introdução da noção do 2º princípio de ataque e defesa (cobertura ofensiva / cobertura defensiva).

  • Plano ofensivo:
    • Pretende-se a realização de combinações, passa e vai e passa segue.
  • Plano defensivo:
    • Pretende-se a realização da cobertura defensiva bem como a execução de dobras.

Situações 3×3Introdução da noção do 3º princípio de ataque e defesa (mobilidade / equilíbrio).

  • Plano ofensivo:
    • Pretende-se a criação de linhas de passe em apoio e em rutura, assumindo particular importância a velocidade de execução.
  • Plano defensivo:
    • Pretende-se que os jogadores encurtem as distâncias entre si, e defendam constituindo um bloco compacto, de modo a facilitarem a execução de dobras, bem como a anulação das linhas de passe do adversário.

 

5 – Desenvolver as noções espaço/tempo

Introdução da noção do 4º princípio de ataque e defesa (espaço/ concentração).

  • Plano ofensivo:
    • Pretende-se uma articulação ofensiva em profundidade e largura, e “abram o jogo” a fim de obter mais espaço para o desenvolvimento das ações ofensivas.
  • Plano ofensivo:
    • Pretende-se uma articulação defensiva em profundidade e largura, e “fechar o jogo” a fim de reduzir e anular o espaço à equipa adversária.

1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s