Princípios do Jogo

Durante as fases de jogo, os princípios de jogo atuam como regras que permitem os jogadores coordenarem a sua atividade individualmente e coletivamente.

  • Princípios Gerais
    • Recusar a inferioridade numérica
    • Evitar a igualdade numérica
    • Criar superioridade numérica
  • Princípios Específicos
    • Ataque
      1. Princípio da Penetração/progressão – caracterização pela progressão do portador da bola em direção à baliza adversária procurando zonas vitais criando maior perigo de golo ou finalização. O objetivo deste princípio é procurar a desorganização da defesa adversária beneficiando de vantagens espaciais e numéricas facilitando a finalização.
      2. Princípio da Cobertura Ofensiva – está relacionado com ações de aproximação dos companheiros de equipa ao portador da bola proporcionando-lhe mais ações ofensivas para dar seguimento ao jogo. Os objetivos deste princípio são diminuição da pressão dos adversários sobre o portador da bola (deve criar uma linha de passe ao portador da bola para que consiga passar com ela), aumento oportuno de manutenção da posse de bola e formação do equilíbrio coletivo que beneficia as primeiras ações defensivas em caso do jogador perder a bola para a equipa adversária.
      3. Princípio da Mobilidade – este princípio relaciona-se com a iniciativa dos jogadores de ataque sem bola procurarem posições para receber a bola. Os objetivos deste princípio são variar as posições, criar linhas de passe em profundidade e rutura (mobilidade de rotura – movimentação do atacante nas “costas” do último homem da defesa criando instabilidade defensiva) da estrutura defensiva adversária para aumentar o ritmo de jogo e desequilibrar defensivamente o adversário.
      4. Princípios do Espaço – as ações deste princípio iniciam-se após a recuperação da posse da bola, quando todos os jogadores da equipa procuram posicionamentos favoráveis à ampliação do espaço de jogo ofensivo orientados em função da localização da bola, ou seja, quanto mais afastados os restantes jogadores estiverem do portador da bola mais dificuldades cria à equipa adversária pois terá de escolher defender o espaço vital ou o adversário.
    • Defesa
  1. Princípio da Contenção – caracteriza-se pela marcação individual sobre o portador da bola, pela interrupção ou atraso da ação ofensiva da equipa adversária, pela restrição das linhas de passe e finalização à baliza, pelo impedimento da progressão longitudinal pelo campo de jogo e pela recuperação a bola.
  2. Princípio da Cobertura Defensiva – este relaciona-se com ações de apoio, ou seja, um jogador faz a cobertura “às costas” do primeiro defensor reforçando a marcação defensiva e evitando o avanço do portador da bola em direção à baliza. O jogador que realiza a cobertura defensiva evita descompensações defensivas, que poderiam criar perigo para a defesa, servindo de “novo obstáculo” ao portador da bola.
  3. Princípio do Equilíbrio – este princípio baseia-se em a organização defensiva da equipa que defende possui superioridade ou igualdade numérica de jogadores posicionados entre a bola e a própria baliza. Caracteriza-se pela cobertura dos espaços e marcação dos jogadores livres sem bola, pela cobertura de casuais linhas de passe e redução do ritmo de jogo.
  4. Princípio da Concentração – caracteriza-se pelas movimentações dos jogadores em direção às zonas de maior risco à baliza com o objetivo de diminuir o espaço disponível para a realização de ações ofensivas direcionando o jogo ofensivo para zonas menos vitais e a recuperação da posse de bola. Este princípio pretende reduzir a largura e profundidade do jogo ofensivo, evitando que surjam espaços livres entre os jogadores que realizam os outros princípios da defesa (contenção, defensiva cobertura e equilíbrio defensivo).
  • Princípios da equipa – são padrões táticos específicos de cada equipa (dão “identidade” à equipa) segundo os quais os jogadores se organizam.

 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s